quarta-feira, 12 de agosto de 2009

cultura e Historia da Mongolia

  • A região correspondente à Mongólia atual foi ocupada por diversas tribos nômades, segundo relatos chineses que remontam a séculos antes de Cristo. Os Hunos aparentemente migraram para oeste a partir das estepes da Mongólia. Por volta do século VII, os turcos surgem nos relatos chineses como nômades vindos do norte (da Mongólia). Nos séculos seguintes, os turcos migrariam para o sudoeste, ocupando outras áreas da Ásia, mas algumas tribos permaneceram no leste da Mongólia até o século XIII.
    Os mongóis propriamente ditos podem ter tido sua origem no
    século IX, talvez de algum lugar a leste da Mongólia, e teriam migrado para as ricas pastagens daquele território. Dividiram-se em tribos e clãs que, ora aliavam-se e ora guerreavam entre si. As tribos turcas e khitans a leste a oeste por vezes se confundiam com os mongóis pela similaridade da língua e pelo modo de vida.
  • cultura da Mongólia é bastante homogénea, havendo poucas diferenças no seio da população.
    A
    Mongólia tem o seu próprio grupo étnico, que compreende 85% da população do país, a língua oficial o calca-mongol é falada por 90% das pessoas e 96% da população é budista.
    A população da Mongólia ronda os 2,6 milhões de pessoas, 65% dos quais entre os 16 e os 64
    anos de idade, apenas 4% da população acima dos 64. O vírus da SIDA não tem uma presença significativa, com apenas 100 pessoas contaminadas em todo o país.
    Cada
    mulher tem 2 a 3 filhos, havendo uma com uma taxa de mortalidade infantil de 6%, a população tem crescido mas tem uma baixa esperança média de vida, apenas 63 anos.
    A principal festividade é o Dia da Revolução, conhecido como
    Naadam, que celebra a data da independência da Mongólia da China, a 11 de Julho. Não se considerando o facto de a Mongólia ter passado a ser parte da União Soviética.

Aspectos Historicos e Culturais do Canadá

  • Cultura Canadense é um produto da história e geografia do Canadá. A maior parte do território canadense foi ocupada e desenvolvida depois de outras colônias européias na América, o que resulta nos temas e símbolos de pioneiros, desbravadores e comerciantes foram importantes no início do desenvolvimento de sua cultura.[1] A conquista Britânica de Quebec em 1759 trouxe uma grande população francófona sob poder britânico. criando uma necessidade de compromisso e acomodação, enquanto a migração do Império Fiel Unido e das Treze colônias trouxe grande influências britânica e estadunidense.
    Apesar de não ser livre de conflitos, as primeiras interações do Canadá com populações
    aborígenes foram relativamente pacíficas, comparadas às experiências com os povos indígenas nos Estados Unidos. Combinado com o desenvolvimento econômico relativamente tardio em várias regiões, essa história pacífica concedeu aos nativos uma infuência relativamente forte na cultura nacional enquanto preservava sua própria identidade.
  • O Canadá era anteriormente habitado por nativos hurons, iroqueses e esquimós, que habitavam imensas regiões do país por dez mil anos. Vikings por um curto período de tempo habitaram a província de Terra Nova e Labrador, no século X.

Aspectos Economicos da Mongólia

  • A economia da Mongólia é baseada na produção agro-pastoril, com 90% das exportações constituídas de animais e derivados, mas muito limitada pela distância da Mongólia do mar, e pelas precárias estradas sem infra-estrutura.
    A grande dependência de ajuda estrangeira levou o
    país a uma preparação inadequada para os rigorosos invernos, e houve grandes perdas de animais, o que empobreceu a muitos. Quase um terço da população vive em extrema pobreza. A mudança da economia centralizada e dependente da Uniã Soviética para uma economia de mercado foi traumática. Hoje o país é pobre com uma economia desfasada.
    Também é importante a criação de
    ovinos, caprinos e equinos. Merece destaque a mineração de estanho.

Aspectos Economicos do Canadá



  • A economia do Canadá é uma das mais influentes a nível mundial, de cariz capitalista, favorecida por sua proximidade com os Estados Unidos d América e por diversos tratados comerciais como o Tratado Automobilístico (Canada-United States Automotive Agreement) de 1965, o FTA (Tratado de Livre Comércio) de 1989 e o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) de 1994. Com grandes reservas de recursos naturais e uma força de trabalho altamente instruída, o Canadá aproveita-se de sólidos prospectos econômicos, que permitiram um crescimento anual, de, em média, 3%, desde 1993. Atualmente, o Canadá possui a 13º maior economia do mundo, quando medida pelo seu PIB PPC [4], ou a 9º maior do mundo, quando medida pelo seu PNB PPC

Clima




  • Canada:No Canadá, o verão é quente, com temperatura média de 25ºC e chuvas moderadas. A nevoa marítima é persistente na costa leste. A transição de inverno para verão ocorre rapidamente em meados de abril, com a temperatura média de 18ºC em Toronto. Os invernos são úmidos e frios, com temperatura média entre 7ºC em Vancouver e -1ºC em Toronto. Em volta dos Grandes Lagos há fortes nevascas e ao leste das Rocky Mountains o vento conhecido como "chinuk" pode aumentar a temperatura para 22ºC.
    Mongolia:O
    clima é temperado continental e muito áspero, quase subpolar, com verões geralmente amenos e invernos longos e gelados. As precipitações se concentram no verão, com 380 mm nas montanhas e 125 mm no deserto, de pluviosidade média anual. A temperatura média anual da capital, Ulan Bator (ou Ulaanbaatar), é de -5°C, sendo desta forma a capital mais fria do mundo. Janeiro é o mês mais frio na capital, com temperatura média de -25°C, e o mês mais quente é julho, com temperatura média de 14,4°C. Embora tenha invernos normalmente muito secos, Ulaanbaatar pode ser atingida eventualmente por violentas tempestades de neve. A temperatura atinge facilmente a -30°C em praticamente todo o seu território, não sendo raro chegar a -40°C ou -50°C em determinadas localidades.

Aspectos politicos do Canadá!

  • O Canadá é uma federação, uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar. O Chefe de Estado do país é a Rainha Elisabeth II do Reino Unido. As tarefas do Chefe de Estado são exercidas no Canadá por um representante, pelo Governador Geral, que é geralmente um político aposentado ou um outro canadense prominente, escolhido pela Rainha, através de um conselho do primeiro-ministro. Apesar de ser o Chefe de Estado do país, nem o monarca britânico, nem o seu representante no Canadá, o Governador Geral, possuem quaisquer poderes políticos no Canadá, embora muitas cerimônias, atos e debates das leis propostas e discutidas pelo Senado e pela Câmara dos Comuns precisem da aprovação simbólica do Governador Geral. Este também abre e fecha sessões do parlamentoO Governador Geral também aprova — simbolicamente — o líder de governo, o primeiro-ministro, este considerado por muitos também o Chefe de Estado do país (dado o papel apenas simbólico da Rainha Isabel e seu representante no país). O primeiro-ministro do Canadá não é escolhido diretamente pela população, mas sim, é o líder do partido político que obtém mais votos e posições na Câmara dos ComunsO Poder Legislativo canadense é exercido pelo Parlamento, que é bicameral, compostos ela Câmara dos Comuns — cujos membros são diretamente escolhidos pela populaçãoO Canadá possui quatro principais partidos políticos. O partido tradicionalmente centrista, o Partido Liberal, governou o Canadá durante a maior parte do século XX. Apenas outro partido político no país conseguiu chegar ao poder desde que o Canadá se tornou independente.

Aspectos politicos da Mongólia



  • A Mongolia é composta por 21 províncias ou aymags: Arhangay, Bayan-Ölgiy, Bayanhongor, Bulgan, Darhan-Uul, Dornod, Dornogovĭ, Dundgovĭ, Govĭ-Altay, Govĭsümber, Hentiy, Hovd, Hövsgöl, Ömnögovĭ, Orhon, Övörhangay, Selenge, Sühbaatar, Töv, Uvs e Zavhan); e uma cidade com estatuto autónomo: a capital, Ulaanbaatar. A forma de governo na Mongólia é uma República Parlamentarista,seus principais partidos são coalizão Aliança Democrática (Nacional Democrático Mongol, Social-Democrático Mongol, entre outros), Popular Revolucionário Mongol (MAKN). Poder legislativo é unicameral - Assembléia, com 76 membros eleitos por voto direto para mandato de 4 anos,a constituiçao entrou em vigor em 1992.

Aspectos demograficos do Canadá


O censo nacional de 2001 estimou a população do país em 30 007 094 habitantes. Estima-se que a população atual do país seja de aproximadamente 32,6 milhões de habitantes. A imigração é atualmente um importante fator no crescimento populacional do Canadá, sendo que o país possui a maior taxa de imigração per capita do mundo. Cerca de três quartos da população do Canadá vive a menos de 160 quilômetros dos Estados Unidos da América.O Canadá tem uma taxa de fertilidade total baixa, semelhante a dos países da Europa Ocidental. O Canadá depende da imigração para manter e aumentar a sua população.O Canadá foi classificado em primeiro lugar durante nove anos consecutivos no Índice de Desenvolvimento Humano, entre 1992 e 2000. Atualmente, o país ocupa a quinta posição neste índice.Taxa de natalidade: 10,99 nascimentos/1 000 habitantes (2003)Taxa de mortalidade: 7,61 mortes/1 000 habitantes (2003)Taxa de imigração: 6,01 imigrantes(s)/1 000 habitantes (2003)Taxa de mortalidade infantil: 4,88 mortes/1 000 nascimentos (2003)Crescimento populacional médio anual: 0,94% (estimativa 2003) Crescimento populacional (1996-2001) por província e território

Aspectos demográficos da Mongólia



  • A Mongólia tem o seu próprio grupo étnico, que compreende 85% da população do país, a língua oficial o calca-mongol é falada por 90% das pessoas e 96% da população é budista.População: 2,594 milhões (2006)Composição étnica: A população asiática pertence a três grandes grupos étnicos: o caucasiano (brancos), o mongolóide (amarelos) e o negróide ou melanóide.Língua: Os mais importantes grupos lingüísticos são o eslavo (russo), o japonês, o coreano, as línguas semíticas (árabe na península arábica, hebraico em Israel), o iraniano, as línguas indo-arianas do Hindustão, as dravídicas do sul da Índia, as sino-tibetanas (chinês), as malaio-polinésias, e as austro-asiáticas (vietnamita).Estrutura demográfica: Há grande concentração demográfica nas áreas das grandes planícies da China, no vale do Ganges e no litoral do Deccan (Índia), no delta do rio Mekong (Indochina), no arquipélago do Japão, e na ilha de Java. Já a Sibéria e a Ásia central são praticamente despovoadas

Localizaçao






  • Canadá:O Canadá é um país localizado na América do Norte.O Canadá ocupa praticamente toda a metade norte do continente norte-americano, tendo como único país a lhe fazer divisa os Estados Unidos da América, tanto ao sul (os 48 estados contíguos) como ao noroeste (com o estado do Alasca). Ao norte localiza-se o Oceano Ártico, a oeste, o Oceano Pacífico, e a leste, o Oceano Atlântico e a Groenlândia. A capital do país é a cidade de Ottawa. O nome Canadá provém do iroquês kanata, que significa aldeia ou povoado.



terça-feira, 11 de agosto de 2009

Relevo


Mongolia:A maior parte do território da Mongólia é composta por planaltos, com cadeias montanhosas no norte e no oeste. A altitude média de todo o país é de aproximadamente 1.500m - o ponto mais baixo do país, situado no sul, tem altitude superior a 500 m. A taiga (floresta de coníferas) cobre áreas extensas ao norte do país. Os montes Altai se situam no oeste, sendo o Pico Khüiten, com 4.373 m, o ponto mais elevado do país, e o Deserto de Gobi, arenoso, cobre uma ampla extensão do sul ao leste, enquanto o resto do país é coberto por estepes, com vegetação rasteira e herbáceceas
Canadá:Ao oeste das planícies internas situa-se uma zona montanhosa que é uma porção da Cordilheira, gigantesca cadeia que se estende da ponta meridional da América do Sul até à extremidade do Alasca. Ao Canadá, a Cordilheira tem uma amplitude média cerca de de 800 Km. Engloba o oeste da Alberta, mais a grande parte da Colômbia-Britânico e a quase totalidade Yukon. Compõem-se das montanhas Rochosas e das formações aparentadas, das quais os montes Mackenzie, Franklin e Richardson.

Vegetação


Canadá:O canadá é conhecido por três tipos marcantes de vegetação, a tundra, a floresta boreal e a pradaria. A Tundra : A tundra é uma vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de degelo durante a estação "quente" das regiões de clima polar, apresentando assim apenas espécies de que se reproduzem rapidamente e que suportam baixas temperaturas. Essa vegetação é um enorme bioma que ocupa aproximadamente um quinto da superfície terrestre.Floresta Boreal :A floresta boreal é uma mistura de betuláceas e de resinosas. Estas árvores resistem a condições climatéricas difíceis: temperaturas muito baixas, solo gelado durante uma grande parte do ano.A água é abundante. Existem inúmeros pântanos. As sementes têm dificuldade em germinar nestas condições. É muitas vezes necessário secar o solo, vazando os fossos, de forma a permitir à floresta a sua regeneraçãoPradaria :Pradaria é uma planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância. Estão localizadas em praticamente todos os continentes, com maior ocorrência na América do Norte. A pradaria brasileira é o campo. São regiões muito amplas e oferecem pastagens naturais para animais de pastoreio e as principais espécies agrícolas alimentares foram obtidas das gramíneas naturais através de seleção artificial. Ocorre em regiões onde a queda pluviométrica é muito baixa para suportar a forma de vida da floresta ou em regiões de floresta onde as questões edaficas favoreçam o desenvolvimento de gramíneas e desfavoreça o de plantas lenhosas (Odum, Fundamentos de Ecologia, 2004) O solo geralmente é cheio de túneis e tocas de animais. As pradarias são também encontradas ao lado de desertos. O clima varia bastante: as pradarias tropicais são quentes durante o ano, mas as pradarias temperadas têm estações quentes e frias.Formam extensas áreas de paisagens naturais, muito utilizadas por muitos países para o desenvolvimento da atividade pecuária.
Mongolia:A
taiga (floresta de coníferas) cobre áreas extensas ao norte do país. Os montes Altai se situam no oeste, sendo o Pico Khüiten, com 4.373 m, o ponto mais elevado do país, e o Deserto de Gobi, arenoso, cobre uma ampla extensão do sul ao leste, enquanto o resto do país é coberto por estepes, com vegetação rasteira e herbácea.